Título: Corpo de Zilda Arns deve chegar hoje a Curitiba
Autor: Mendes, Vannildo ; Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2010, Internacional, p. A19

Velório de sanitarista, no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná, será acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu participar hoje em Curitiba do velório da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, de 75 anos, fundadora da Pastoral da Criança, morta em consequência do terremoto que arrasou o Haiti, na terça-feira.

De acordo com informação da assessoria da Presidência e da própria Pastoral da Criança, Lula deverá seguir para a capital paranaense à tarde. De manhã, ele participa da cerimônia de lançamento da pedra fundamental de uma refinaria no Maranhão.

O velório de Zilda Arns ocorrerá no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná. O corpo da médica foi levado ontem para uma base do Exército brasileiro no Haiti, de onde seguiria para o Brasil.

No sábado deverá ser celebrada missa de corpo presente da médica, às 14 horas, também no Palácio das Araucárias. Em seguida, ocorrerá o sepultamento no Cemitério da Água Verde. Só os familiares deverão estar presentes.

CORPO

A chegada ao Brasil do corpo de Zilda está prevista para as primeiras horas de hoje. Ele virá no mesmo avião que traz de volta ao País o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Defesa e por militares brasileiros que participam da missão de paz das Nações Unidas no Haiti, uma aeronave C-190, da Força Aérea Brasileira (FAB), faria o traslado.

Na Base Aérea de Brasília, outra aeronave estará de prontidão para transportar o corpo da médica para Curitiba, onde ela morava. O governo do Estado do Paraná também decretou luto oficial de três dias pela morte da fundadora da Pastoral da Criança.

O traslado do corpo de Zilda será acompanhado desde Porto Príncipe pelo senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho da médica, que viajou com Jobim na manhã de quarta-feira para a capital haitiana, após a confirmação da morte da tia.

Em missão humanitária no Haiti há uma semana, Zilda Arns foi atingida pelo desabamento do teto de uma igreja, na qual fazia uma palestra para padres e seminaristas.

MORTE INSTANTÂNEA

Segundo o relato do único sobrevivente entre os sacerdotes que estavam com ela no momento do tremor, o teto do local a atingiu diretamente na cabeça, causando morte instantânea. O corpo da médica não ficou soterrado e não foi atingido em outros locais.