Título: Gostaria de palanque com ele, afirma Dilma
Autor: Oliveira, Clarissa ; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2010, Nacional, p. A4
Ministra diz, contudo, que respeita decisão de deputado
Um dia depois da declaração do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de que mantém a decisão de disputar a Presidência, a ministra Dilma Rousseff, futura candidata do PT, fez muitos elogios ao parlamentar e disse que gostaria de dividir o palanque com ele na campanha eleitoral. Frisou, no entanto, que a decisão sobre manter ou não a candidatura é exclusiva do deputado e ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula.
"Tenho uma relação muito forte com o deputado Ciro Gomes. Convivi diariamente com ele no primeiro governo. É uma pessoa leal, correta, inteligente, capaz. Uma pessoa de opinião. Gostaria sempre de estar em palanque com ele, mas é uma decisão que não é minha, é dele. E tenho de respeitar a decisão dele", afirmou a ministra em entrevista, depois de participar, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da inauguração de um gasoduto da Petrobrás, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Questionada se Ciro ajudaria mais os governistas se disputasse o governo de São Paulo, Dilma respondeu que não faria comentários porque nem sequer teve sua pré-candidatura oficializada ainda pelo PT.
A oposição tem acusado a ministra e o presidente, com uma série de representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de propaganda antecipada. "Não vou fazer uma avaliação sobre pessoas, se não sou nem pré-candidata. Não posso falar "ah, eu sou candidata" e não é por um motivo simplesmente legal e jurídico. É também por um motivo político. Ninguém é candidato de si mesmo. Não tenho nenhum processo que me legitime como candidata. Se eu for indicada no congresso do PT, poderei me dizer pré-candidata. É colocar a carroça na frente dos bois ficar discutindo isso", declarou. O encontro nacional do PT será realizado entre os próximos dias 18 e 20.
PESQUISA
A ministra reafirmou que a pesquisa do instituto Sensus divulgada esta semana, que indica seu crescimento nas intenções de voto, apenas reflete o momento atual. "Ninguém põe sapato alto e sai por aí subindo na vida, subindo em pesquisa. É sempre mais difícil com sapato alto, nós mulheres sabemos bem disso", disse a titular da Casa Civil.
Durante a inauguração do gasoduto, Dilma fez um "cumprimento especial" ao prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, do PSDB, em retribuição ao discurso do tucano, que agradeceu pela parceria da União com governadores e prefeitos de todos os partidos.
"É extremamente gratificante que tenhamos construído essa visão republicana. O senhor foi eleito. Não importa de que partido sejamos, importa o compromisso com o povo de Duque de Caxias e de todos os municípios do Brasil", elogiou a ministra.