Título: Vacinação contra meningite causa tumulto em Salvador
Autor: Décimo, Tiago
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2010, Vida&, p. A23

Pessoas achavam que vacina só seria aplicada ontem; campanha continua

ESPERA - População faz fila em posto na Liberdade, em Salvador

SALVADOR O primeiro dia de vacinação gratuita contra a meningite meningocócica do tipo C - a mais agressiva forma da doença - provocou confusão em postos de saúde de Salvador. Houve tumulto em algumas unidades e a Polícia Militar foi chamada para acalmar pessoas que formavam filas desde a madrugada.

A corrida aos postos foi causada pela desinformação - havia quem acreditasse que as doses seriam dadas apenas ontem - e pelo avanço da meningite na Bahia. Em 2009, a forma mais grave da doença causou 49 mortes no Estado, 26 só em Salvador. No ano anterior, o número de óbitos havia sido, respectivamente, 26 e 17. Apenas em janeiro deste ano foram registradas três mortes pela doença no Estado, uma delas na capital.

As filas começaram a se formar na porta dos postos de saúde na noite de anteontem. Como não houve distribuição de senhas na maioria das 231 unidades de Salvador, quando os postos abriram houve problemas em relação à organização das pessoas. Em pelo menos dois postos, nos bairros periféricos de Engomadeira e Massaranduba, foram registrados início de tumulto. A PM teve de intervir.

Ao longo do dia, com o término dos estoques de vacina, a situação piorou em algumas unidades. Sem informações sobre reposição, atendentes de postos passaram a tentar convencer os interessados a ir embora e retornar outro dia. "Os postos não têm geladeiras capazes de armazenar uma quantidade grande de doses", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Salvador, Ana Rita Vasconcelos. "Por isso, estamos fazendo a reposição de acordo com os pedidos."

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, não há motivo para pressa. "O número de doses será suficiente para cobrir toda população na faixa etária da campanha", afirmou, destacando que a vacinação seguirá até o fim do ano.

Na primeira fase da campanha serão disponibilizadas 200 mil doses para crianças de 2 meses a 4 anos, nos 15 maiores municípios. A partir de março, segundo a Secretaria da Saúde, a vacinação será estendida a 400 cidades. A expectativa é imunizar 1,3 milhão de crianças.

SAIBA MAIS

Meningite é a infecção das membranas que recobrem o cérebro. Os principais sintomas são febre, vômitos e dores de cabeça

A vacina antimeningococo C, que protege contra a forma mais comum de meningite bacteriana, só era encontrada em clínica particular. A partir de agosto, estará na rede pública de todo o País

A vacina é aplicada em três doses - no 2.º, 4.º e 6.º mês de vida do bebê - e um reforço no 15.º

Desde 1998, todos os surtos de meningite no País foram causados pela bactéria meningococo C