Título: Doente em estado vegetativo pode ter consciência
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2010, Vida&, p. A26

Homem respondeu questões só com o pensamento, revela estudo publicado em revista científica

Um homem que há cinco anos permanece em estado vegetativo conseguiu responder com "sim" e "não" às perguntas feitas pelos médicos unicamente por meio do seu pensamento.

O resultado foi publicado ontem na revista científica New England Journal of Medicine.

A pesquisa analisou 23 pacientes diagnosticados como em estado vegetativo. Em quatro deles (17%) encontraram-se "sinais de consciência".

O homem que apresentou as respostas mais significativos do estudo sobreviveu a um grave acidente de trânsito. Sua identidade não foi divulgada, mas a Universidade de Lieja, na Bélgica, informou que ele vive em um país do Leste Europeu e tem 29 anos.

Sua atividade cerebral foi examinada com o uso da ressonância magnética funcional (RMF). Os cientistas disseram a ele que, quando quisesse responder "sim" pensasse em uma partida de tênis. Caso contrário, imaginasse que caminhava pela casa.

Eles já conheciam os padrões cerebrais relacionados às duas situações. O homem respondeu com 100% de exatidão a perguntas simples como "Seu pai chama-se Tomas?".

"Ficamos perplexos quando vimos os resultados do exame. Ele conseguia responder corretamente a perguntas simplesmente modulando seus pensamentos que, depois, eram decodificados pela RMF", disse Adrian Owen, professor de Neurologia na Universidade de Cambridge, que também participou do estudo.

A neurologista Audrey Vanhaudenhuyse sublinhou que pacientes em estado vegetativo não são conscientes do que lhes acontece. O estudo mostra que em alguns casos o diagnóstico estava incorreto: havia consciência, mas os métodos para aferi-la não eram adequados.

A técnica "facilitará que pacientes expressem seus sentimentos e respondam a perguntas difíceis como a eutanásia", declarou por sua vez o professor da Universidade de Lieja, Steven Laureys.

Há dois meses a equipe de Laureys descobriu que, Rom Houben, um belga que permanecia em coma há 23 anos, tinha consciência de tudo o que ocorria ao seu redor. Hoje Houben tem 46 anos e se comunica escrevendo palavras em um computador especialmente adaptado e pretende escrever um livro.