Título: Arruda retoma controle da Câmara
Autor: Pires, Carol
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2010, Nacional, p. A7

Toda crise passa"", diz mensagem do governador, lida pouco antes da eleição de aliado para comandar a Casa

Com a eleição de um amigo pessoal e aliado para o comando da Câmara Legislativa, o governador José Roberto Arruda (sem-partido) deu mais um passo para escapar da cassação. Ontem, a base aliada de Arruda elegeu o deputado distrital Wilson Lima (PR) para a presidência da Casa.

Lima cumprirá um ano de mandato - período que restava a Leonardo Prudente (sem partido), que renunciou à presidência há três semanas. Prudente foi flagrado em vídeo guardando dinheiro de suposta propina nas meias.

A oposição tentou se manter na presidência lançando candidato Cabo Patrício (PT), que ocupava o cargo interinamente, mas o petista recebeu apenas 7 votos, contra 15 de Lima. Dos sete votos recebidos pelo petista, dois não eram esperados - um de Jaqueline Roriz (PMN), filha do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), e outro de Alírio Neto (PPS), que até a semana passada era da base aliada e ontem se anunciou "independente".

Lima assume o comando do Legislativo local em meio à crise política instaurada com a deflagração da Operação Caixa de Pandora, que investiga suposto esquema de arrecadação de propina entre empresas contratadas pelo governo. Arruda é citado em inquérito policial como mentor e beneficiário do esquema e responde a três pedidos de impeachment na Câmara Legislativa.

Pouco antes da eleição que recolocou um aliado do governador no comando da Câmara, foi lida em plenário a mensagem de Arruda para o ano legislativo, que teve início ontem. No texto, Arruda afirma que "toda crise passa" e se apresenta aos parlamentares "despido de amarras políticas", uma vez que, pressionado pelo seu ex-partido, DEM, pediu desfiliação.

Sem legenda, não poderá disputar a reeleição. "Estou diante dos senhores como um administrador. Ponho diante desta digna presença vestido de uma única ambição: continuar meu governo, ser um administrador, um tocador de obras em tempo integral", afirma.

Deputado distrital há três mandatos, Lima foi subsecretário de Alimentação e Promoção Social da Secretaria de Estado de Solidariedade em 2002, durante o governo Joaquim Roriz. Antes de ser eleito parlamentar, foi "vendedor de picolés, frentista, mecânico, lanterneiro, pintor, balconista e cobrador de ônibus", informa seu perfil no site da Câmara.