Título: Detalhes dos dados indicam recuperação, diz analista
Autor: Farid, Jacqueline ; Rodrigues, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/02/2010, Economia, p. B4
Os detalhes dos dados da produção industrial revelam que a economia brasileira continua se recuperando. Esta é a leitura de Cristiano Souza, economista do Santander. Apesar do número ter ficado no território negativo em dezembro, e também durante o ano passado, o analista observa que permanece a tendência de recuperação da produção industrial, mesmo na margem.
Em entrevista ao programa AE Broadcast Ao Vivo, serviço de notícias da Agência Estado, o economista destacou o avanço dos bens intermediários, com crescimento de 1% em dezembro de 2009 em relação ao mês anterior, e a alta de 0,3% dos bens de capital no mesmo período. "Então, hoje a queda da produção industrial foi muito baseada em bens de consumo duráveis", ponderou o economista.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial caiu 0,3% em dezembro e recuou 7,4% em 2009, na primeira queda anual em dez anos.
Souza lembra que a indústria tem mostrado alguns impactos específicos. Segundo ele, houve melhora na produção e também na demanda quando houve estímulo com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de automóveis novos e o oposto ocorreu quando o benefício foi retirado.
Portanto, de forma geral, Cristiano Souza avalia que os dados da produção industrial não devem alterar a percepção do Banco Central e de analistas de que há certo crescimento da atividade econômica brasileira.
A partir de agora, acrescenta o economista do Santander, os dados de demanda já devem estar depurados do efeito relativo aos estímulos fiscais "imediatos", como a redução de IPI. Esse tipo de estímulo, continua, já terminou em larga medida, como no caso dos eletrodomésticos da linha branca e também dos automóveis zero quilômetro. "Daqui para a frente, a base de comparação é outra. Principalmente em relação ao mês anterior, vamos começar a ver números que já estão livres deste impulso."