Título: Governador evita entrar no embate com petistas
Autor: Scinocca, Ana Paula ; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2010, Nacional, p. A8

Pré-candidato do PSDB a Presidência, o governador José Serra, afirmou anteontem que as mortes causadas por deslizamentos e acidentes decorrentes da chuva são "fatalidade". O tucano tem evitado responder à estratégia adotada pelo PT de provocar polarização na campanha, forçando comparação entre os governos do presidente Lula e de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Como ele já disse em entrevista ao Estado, "candidato a presidente não é chefe da oposição".

"As mortes são uma fatalidade, uma tragédia", declarou anteontem. "Tem milhares de moradias, em geral em loteamentos clandestinos, lugares inseguros. É difícil as famílias concordarem em mudar de lá quando está tudo bem." Serra acrescentou que, "infelizmente, têm acontecido tragédias". "A gente tem procurado minimizar ajudando as prefeituras, mandando geólogos e a Defesa Civil Estadual para identificar áreas de risco."

Nesta semana, questionado sobre a política de prevenção às inundações, Serra criticou a imprensa. "Outro dia inaugurei um piscinão com 500 metros cúbicos, o segundo maior do Brasil. A imprensa não deu a menor bola." Segundo ele, apenas dão importância para o problema, "mas não para a solução".