Título: Sistema Enem registra 17,6 mil ligações de alunos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2010, Vida&, p. A25
Estudantes enfrentam problemas para fazer inscrição pela internet
O Ministério da Educação recebeu entre sexta-feira e ontem 17,6 mil telefonemas com dúvidas e reclamações de problemas no sistema eletrônico criado para alunos concorrerem às vagas de universidades federais usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A maioria das ligações, 10 mil, foi registrada na sexta, quando estreou o sistema.
Segundo o ministério, a situação aos poucos voltava ao normal -48 mil tinham se inscrito até as 14h de ontem, contra 45 mil durante todo o dia anterior. Na sexta-feira, estudantes de várias partes do País demoraram até 14 horas para conseguir fazer a inscrição.
De acordo com MEC, a lentidão no sistema ocorreu principalmente até as 9h30 de ontem e depois foi normalizada, sem paralisações. "Só dá erro. Continuarei tentando", afirmou Michele Fukuda, de 19 anos, que quer uma vaga em Medicina, mas não conseguiu se inscrever até as 10 horas. Ela já tinha passado a sexta-feira em frente ao computador.
Já Ana Carolina Mazarini, de 21 anos, que tenta uma vaga em Ciências Sociais, conseguiu se candidatar ao curso na Universidade Federal de São Paulo às 6 horas. "Consegui em apenas dez minutos. Voltei a dormir", comemorou a aluna.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apresentou tantos problemas na sexta-feira que as inscrições tiveram de ser suspensas às 22h30, antes do prazo regulamentado para que os estudantes se candidatem aos cursos (das 6h às 23h59).
Comunicado oficial do MEC divulgado na noite de sexta-feira reconheceu que as causas das dificuldades de acesso foram falhas técnicas no equipamento de sua rede interna e queda na conexão de internet da pasta, provida pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro). Ainda segundo o ministério, entre sexta à noite e a madrugada de ontem foram trocados equipamentos e o Serpro corrigiu as falhas na conexão.
Segundo técnicos que auxiliam o MEC, o uso do navegador Mozila Firefox para entrar na internet poderá otimizar o acesso ao Sisu. Com o sistema, os estudantes podem tentar uma vaga em qualquer Estado, desde que a instituição esteja participando do processo unificado. São 47,9 mil vagas em 51 instituições federais que poderão ser escolhidas por 2,6 milhões de candidatos.
SAIBA MAIS
O site do Sisu fica aberto de madrugada?
O site para de funcionar entre a meia-noite e as 5h59
Haverá prorrogação das inscrições?
Por enquanto não há previsão de prorrogação
Se o aluno for aprovado na 1ª etapa, é preciso se inscrever nas seguintes?
Quem foi aprovado na 1ª etapa pode esquecer as seguintes. A primeira etapa vai até a meia-noite do dia 3/2. A aprovação só estará garantida se o aluno estiver na lista do curso selecionado nesta data