Título: Secretaria não divulga resultado de suas ações
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2010, Nacional, p. A10

Embora tenha apresentado um Programa Nacional de Direitos Humanos abrangente, o ministro Paulo Vannuchi tem marcado sua gestão pela defesa de poucos temas, às vezes tratados de forma genérica. A apresentação do programa teria sido uma forma de agradar de uma vez só todos os setores da rede social.

O tema ditadura, por exemplo, está presente na maioria dos discursos do ministro. Mas se desconhece os resultados das ações na área. No ano passado, o governo divulgou campanha publicitária no valor de R$ 13,5 milhões para resgatar documentos do período militar. Até hoje a secretaria não informou os resultados da campanha. A assessoria de imprensa diz que a campanha foi de responsabilidade da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação. Já os assessores de Vannuchi dizem que a Secretaria de Direitos Humanos não é uma secretaria "fim", mas uma secretaria "meio".

Quando surgem denúncias graves na área, o ministro Paulo Vannuchi tem posições dúbias. Em outubro passado, ele pediu numa reunião fechada do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana intervenção no sistema prisional do Espírito Santo, onde presos ficavam em contêineres expostos ao sol e cubículos infestados de ratos.

Participantes do encontro relataram que o ministro foi incisivo nas críticas ao governo capixaba. Ao sair, diante dos holofotes, Vannuchi contemporizou e disse que governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) era um parceiro.