Título: Brasileiros tentam deixar o país
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2010, Internacional, p. A17

Um grupo formado por um professor e sete alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estava em frente a uma livraria no centro de Porto Príncipe quando o terremoto atingiu o país. Ninguém se feriu e agora eles aguardam uma maneira de sair do Haiti.

Hospedados na casa da ONG Viva Rio desde o dia 31, os estudantes viajaram para estudar situações de conflito e pós-conflito, parte de um projeto de pesquisa em antropologia, desenvolvido pela Unicamp e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com acesso à internet por meio de gerador, o estudante de Ciências Sociais Rodrigo Charafeddine Bulamah conversou com o Estado na madrugada de ontem por e-mail. Os alunos atualizam diariamente o blog lacitadelle.wordpress.com.

"Nossa casa não foi atingida e temos água, comida, energia e internet. Estamos buscando alternativas para ajudar", relatou. Bulamah conta que ainda é possível sentir tremores leves e, por isso, o grupo está dormido na parte descoberta da casa.

Para ele, o que mais impressiona agora é ver nas ruas a população buscando meios para se ajudar. "É um exemplo incrível de civismo e solidariedade. No centro (...) havia um grupo grande de pessoas embaixo de tendas improvisadas e caminhando pelas ruas, algo comparável a um campo de refugiados. A organização era surpreendente. Pessoas comiam, tomavam banho, discutiam sobre as próximas medidas a ser tomadas. No fundo, os haitianos estão fazendo o que sempre fizeram, se virando com o pouco que têm e sobrevivendo ao abandono."