Título: Lista inclui usinas em operação
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2010, Economia, p. B7

A lista de processos em análise no Ibama também inclui casos de regularização do licenciamento de hidrelétricas que já estão em operação, algumas desde 1969. Ao todo, nove processos se encontram nessa situação, incluindo quatro unidades de Furnas. Os processos de regularização das usinas de Furnas foram abertos em 1999, diz Mariângela Danemberg, gerente da Assessoria de Licenciamento Ambiental da empresa. De lá para cá, apenas a usina de Itumbiara teve seu processo concluído, em 2007.

Ainda estão pendentes os processos referentes às usinas de Marimbondo, Porto Colômbia, Funil e Luiz Carlos Barreto de Carvalho (Estreito). Segundo Mariângela, o Ibama já fez a vistoria das unidades de Marimbondo, em operação desde 1975, e Funil, em funcionamento desde 1969, que devem ser as próximas a terem sua situação regularizada.

Furnas, controlada pela Eletrobrás, é responsável pelo fornecimento de 97% da energia do Distrito Federal, além de parcela expressiva da demanda dos Estados de São Paulo (58%), Rio de Janeiro (92%), Minas Gerais (45%), Espírito Santo (81%), Mato Grosso (91%), Goiás (61%) e Tocantins (16%), segundo informa o site da empresa.