Título: Tempo de espera ainda é incerto
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2010, Economia, p. B1

Quem caiu na malha fina da Receita Federal passa agora pela angústia de não saber quanto tempo vai precisar para fazer o acerto de contas. Os postos da Receita estão abarrotados de contribuintes que precisam corrigir os dados ou pagar o imposto devido, mas os funcionários não dão conta da demanda. Os especialistas recomendam que o primeiro passo seja acessar o site da Receita, se cadastrar e obter um código de acesso antes de lançar as informações da declaração de 2009 e saber qual é o problema. "Se foi um erro de informação, a correção é simples. Basta fazer a retificação dos dados pela internet e esperar que a Receita mande um aviso sobre a nova versão", explica Valmir Brito, tributarista do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco).

Mas, se a declaração do IR tem outro tipo de erro que demonstre a intenção de sonegar, o contribuinte tem duas opções: fazer o agendamento da visita a um posto da Receita pela internet - o que pode levar até seis meses - ou enfrentar as filas e contar com a sorte para conseguir uma senha, principalmente em centros como São Paulo.

"Ainda não dá para saber como será o novo atendimento online. Para quem tem imposto a pagar, a melhor opção é enfrentar a fila e acertar as contas antes do fim do mês para escapar da correção do valor devido", sugere o advogado Plínio Augusto Lemos Jorge.