Título: Canadá tem 11 mortos e 859 desaparecidos no Haiti
Autor: Rodrigues, Alexandre; Thomé, Débora
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2010, Internacional, p. A13

O ministro de Relações Exteriores do Canadá, Lawrence Cannon, confirmou ontem que 11 canadenses morreram e outros 859 estão desaparecidos no Haiti depois do terremoto. O Canadá tem o maior número de desaparecidos entre os estrangeiros.

A República Dominicana é o segundo país com mais vítimas. Segundo o cônsul dominicano em Porto Príncipe, Carlos Castill, 24 cidadãos morreram e outros 24 estão desaparecidos. Em seguida aparece o Brasil, com 18 mortos, entre eles a médica Zilda Arns, e o vice-representante da ONU no Haiti, Luiz Carlos da Costa. Dois militares brasileiros ainda estão desaparecidos.

Ainda não há notícias sobre cerca de 1.200 cidadãos da União Europeia, metade dos pouco mais de 2.400 que estavam no Haiti no momento do terremoto. Segundo a Comissão Europeia (órgão executivo da UE), 28 europeus morreram e 9 ficaram feridos.

O porta-voz da ONU Martin Nesirky elevou ontem para 46 o número de mortos da organização. Segundo ele, mais de 500 pessoas estão desaparecidas, incluindo "capacetes azuis", homens das forças de paz.