Título: Aliados investem na mineirização da petista
Autor: Nossa, Leonencio; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2010, Nacional, p. A4

BELO HORIZONTE

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, desembarca hoje em Minas, para a primeira de várias visitas já previstas ao Estado neste ano. Com o governador Aécio Neves (PSDB) fora da disputa presidencial, seu aliados trabalham para que ela conquiste os conterrâneos e garanta boa diferença de votos no segundo maior colégio eleitoral do País.

A visita a Minas não está condicionada apenas à presença do presidente Lula no Estado. Além de participar de eventos do governo federal, Dilma também estará em Minas para visitar a mãe e para receber homenagens na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia.

O argumento para as homenagens é liberação de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras como a duplicação da Avenida Antônio Carlos, na capital.

Há pelo menos um ano, desde que Dilma passou a ser considerada a candidata de Lula ao Planalto, seus principais aliados no Estado ? como o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel ? trabalham na sua "mineirização". É preciso convencer o eleitorado de que, embora tenha passado a maior parte de sua vida fora de Minas, a ministra tem raízes no Estado.

"Ela estudou no Estadual Central", costuma repetir Pimentel. A escola tradicional foi responsável, no passado, pela formação de cidadãos ilustres de Minas.

Hoje, colada em Lula, Dilma inaugura a Barragem de Setúbal, em Jenipapo de Minas, obra de R$ 160 milhões, esperada desde a década de 1980. Depois segue para Araçuaí, onde inaugura um centro de educação tecnológica. Depois disso, vai a Juiz de Fora, para reinaugurar uma termelétrica convertida para operação a etanol.