Título: Alunos relatam falhas no sistema
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2010, Vida&, p. A17

Estudante fez redação de apenas 4 linhas e recebeu 500 pontos

Estudantes que ontem foram verificar suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sistema do Ministério da Educação relataram ao Estado casos estranhos. Em um deles, a aluna Silmara Ramos conta que fez uma redação de quatro linhas e, ainda assim, tirou nota 500. "Para as redações temos duas pessoas diferentes corrigindo. É um caso para ser analisado", disse o presidente do Inep, José Soares Neto.

Já a estudante D.P.A. (que pediu para não ter o nome divulgado) disse ter feito todas as provas, mas aparece como ausente em linguagens e matemática, apesar de aparecer como presente e com nota em redação, que foi no mesmo dia de linguagens. De acordo com o Inep, isso provavelmente aconteceu porque ela se esqueceu de marcar a cor da prova que estava fazendo no caderno de respostas.

Com isso, o sistema de correção, que é automático, não tem como saber se as respostas estão certas e anula a prova. Na redação, no entanto, a correção é manual. Basta ter assinado o texto e colocado o número de identificação para que seja corrigida.

PROUNI

Após divulgar o resultado do Enem, o Ministério da Educação abre, na segunda-feira, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), mas ainda não definiu como será, este ano, a nota de corte que determina quais estudantes têm resultado suficiente para tentar uma vaga. Uma portaria deve sair ainda esta semana com as diretrizes.

A tendência é que, ao contrário do sistema de seleção para as universidades federais que manteve as cinco notas do Enem separadas, para o Prouni elas sejam somadas para formar uma média, como nos anos anteriores, quando havia apenas a prova objetiva e a de redação.

A partir daí, o ministério ainda precisa calcular qual será a nota de corte. Até 2008, essa nota era de 45 pontos, mas o sistema de pontuação mudou e será necessário calcular a equivalência entre os dois modelos. A previsão é que este ano haja duas etapas de seleção, com o candidato escolhendo até cinco cursos.