Título: CUT e Força unificam agenda em ano eleitoral
Autor: Mendes, Vannildo
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2010, Nacional, p. A6

As duas maiores centrais sindicais do País, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical, resolveram juntar forças em 2010 para tentar avançar em antigas reivindicações trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. "É a primeira vez que estaremos juntos", afirmou o presidente da Força, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho.

O início da agenda sindical será terça-feira, quando CUT, Força e mais quatro entidades farão uma vigília no Congresso para exigir que os parlamentares votem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que reduz a carga de trabalho semanal de 44 para 40 horas. A PEC tramita desde 1995 e está pronta para votação. Não há acordo, contudo, para que o plenário aprecie a proposta.

Os compromissos comuns das centrais culminarão com a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em 1.º de junho, quando será elaborado um documento a ser entregue aos presidenciáveis.

Apesar da união, não haverá uma posição oficial das centrais a respeito das candidaturas, mas o apoio a Dilma será majoritário, afirma Paulinho.