Título: Revista ironiza filme de Lula: É bom demais
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/01/2010, Nacional, p. A4

Uma reportagem publicada nesta quinta-feira na revista britânica The Economist afirma que o Lula apresentado no filme Lula, o Filho do Brasil "é bom demais para ser verdade". O artigo diz que o filme conta a história de um garoto pobre que subiu na vida, "cujas virtudes foram capturadas em close-up, mas cujos defeitos ficaram na mesa de edição". "(Lula) é bom demais para ser verdade: estudante perfeito, marido perfeito e um político moderado que repudia a violência", diz o artigo. "É uma pena. Uma versão com mais nuances não diminuiria a formidável trajetória e as conquistas de Lula".

O artigo leva o título Lula, Higienizado, porque, para o autor, o filme ameniza ou apresenta versões completamente diferentes do que teria sido narrado na biografia em que o filme foi baseado. "É uma versão adocicada", diz o texto.

Como exemplo, o artigo cita um incidente narrado no livro e que teria sido aprovado por Lula, o episódio em que o diretor de uma fábrica em greve é atirado de uma janela. No filme, Lula se distancia da fábrica chocado, o que seria "vergonhoso", diz o texto.