Título: Universidades federais podem ter nova seleção unificada entre abril e maio
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2010, Vida&, p. A28
Os estudantes que não conseguirem uma vaga agora no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das instituições federais de ensino superior poderão ter uma nova chance entre abril e maio deste ano. A intenção do MEC é abrir uma nova etapa de seleção para as vagas ofertadas no meio do ano e também para preencher as que, eventualmente, ficarem ociosas por causa de desistências.
A informação ainda não foi confirmada oficialmente pelo MEC, mas a nova seleção é dada praticamente como certa. Os estudantes deverão usar o resultado do Enem 2009, como ocorreu na primeira fase da seleção, encerrada nesta semana. O número de vagas deve ser inferior às 47,9 mil oferecidas neste mês. Isso porque muitas federais não realizam vestibulares no meio do ano ou já usam a seleção inicial para escolher aqueles que entrarão em julho. Mesmo assim, será uma nova oportunidade para os que ficarem de fora da primeira fase.
Ontem, a secretária de Ensino Superior do ministério, Maria Paula Dallari, revelou que na primeira fase da seleção geral não restou nenhuma vaga, ficando apenas 233 para o sistema de cotas. Mas o quadro deve mudar após a confirmação da matrícula, entre os dias 8 e 12. "Saíram resultados de vestibulares importantes, como a Fuvest e as federais de Ouro Preto e Pernambuco. Isso pode fazer com que muitos estudantes mudem de ideia e não confirmem suas escolas", lembrou. A segunda etapa ficará aberta entre os dias 15 e 20.