Título: Estudante que perdeu Fuvest comemora vaga
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2010, Vida&, p. A28
Ariel Ronqui cursará Unicamp
Ariel Meira Ronqui, de 18 anos, queria ter acordado anteontem minutos antes do meio-dia, horário da divulgação da lista dos aprovados no vestibular 2010 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas foi despertado pelos gritos de alegria e chacoalhões de sua mãe, a professora de canto Denize Meira, de 39 anos. "A lista saiu um pouco antes e, quando vi o nome dele no meio de um monte de "A", meu coração foi palpitando de um jeito que não aguentei de tanta empolgação." A conquista da sonhada vaga na universidade pública tem um gosto ainda mais especial para Ariel e sua mãe. Em janeiro, um atraso de 13 minutos fez o estudante e seu irmão, Caíque, perderem o primeiro dia da segunda fase da Fuvest. Ariel achou que a prova, na Cidade Universitária, teria início às 14 horas. De tão transtornada, Denize teve que ser atendida no Hospital Universitário. Ela não deixa de lamentar o que ocorreu com a Fuvest, já que a vaga em Esportes na Universidade de São Paulo (USP) era um sonho dela e de Ariel. "Mas acho que agora é hora de olhar para frente e estou muito satisfeita com tudo que fiz pela educação dele."
Para Denize, a sensação de "dever cumprido" vem acompanhada da melancolia da separação entre mãe e filho, já que Ariel agora vai morar em Campinas. Ele vai fazer a matrícula na próxima terça-feira, quando decidirá com o pai, que vai ajudar a mantê-lo na cidade, onde morar.
Enquanto a vida como estudante de Ciências do Esporte não chega, Ariel curte a conquista. "Depois de tudo, conseguir duas vagas foi um alívio", afirma ele, também aprovado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Quanto à transferência para a USP, Ariel diz que não quer pensar nisso agora. "Quero ver como vai ser lá, sentir e experimentar tudo", afirma o mais novo calouro da Unicamp.