Título: Mandela celebra 20 anos de libertação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2010, Internacional, p. A12

Amigos homenageiam líder da luta contra o apartheid na África do Sul

Gritando "Viva Nelson Mandela, viva!", milhares de sul-africanos festejaram ontem os 20 anos da libertação do ícone da luta contra o apartheid, que ficou 27 anos encarcerado como prisioneiro político do regime racista sul-africano.

Mandela, que tem 91 anos e saúde frágil, não compareceu aos festejos na prisão de Drakenstein, perto de Cidade do Cabo, mas uma enorme estátua de bronze do líder sul-africano saindo da prisão foi inaugurada no local. Entre a multidão, que agitava as bandeiras pretas, verdes e amarelas do Congresso Nacional Africano (CNA), partido de Mandela que está no poder desde 1994, estavam outros heróis da luta contra o apartheid, presentes no dia da libertação.

Entre eles estava Cyril Ramaphosa, membro do CNA e hoje um dos mais conhecidos empresários do país. "Nós o perdemos no caminho. Ele foi levado pela multidão", lembra. Foi apenas muito depois, segundo Ramaphosa, que os amigos descobriram Mandela, descalço, tomando chá na casa de um partidário do CNA no subúrbio de Cidade do Cabo.