Título: Clinton é submetido a angioplastia
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/02/2010, Internacional, p. A13

Após sentir dores no peito, ex-presidente americano tem dois stents colocados em uma artéria do coração

O ex-presidente Bill Clinton, de 63 anos, foi internado em um hospital de Nova York ontem, depois de sentir dores no peito. Clinton passou por um procedimento para a colocação de dois stents em uma das artérias coronárias. Os stents são uma espécie de mola de aço inoxidável que é introduzida na artéria para mantê-la desobstruída. Em um comunicado distribuído à imprensa, seu assessor particular, Douglas Band, afirmou que Clinton estava "com boa disposição".

"Clinton vai continuar se concentrando no trabalho de sua fundação e nos esforços de reconstrução do Haiti", dizia o comunicado de Band. O ex-presidente continuava internado no Columbia Campus do Hospital New York-Presbiterian ontem.

Clinton foi submetido a uma grande cirurgia para implantar quatro pontes de safena em 2004, mas a obstrução em uma das artérias voltou, por isso foi necessário implantar os stents. Clinton lutou contra altas taxas de colesterol e ganho de peso durante anos, mas desde o susto de 2004, vem se mantendo em forma e tinha bastante cuidado com a alimentação. "Eu mudei" por causa da cirurgia, admitiu Clinton.

Segundo amigos, ultimamente ele estava trabalhando muitas horas por dia e exagerando nos esforços físicos. O ex-presidente atua como enviado especial da ONU ao Haiti e tem gasto muito tempo no país, organizando esforços de resgate. Ele voltou há poucos dias de sua segunda viagem ao Haiti. Além disso, comanda uma fundação com 1,1 mil funcionários que atua no combate à aids, aquecimento global e pobreza.

A secretária de Estado Hillary Clinton soube da cirurgia do marido após uma reunião com o presidente Barack Obama. Ela viajou de Washington para Nova York na noite de ontem e adiou uma viagem ao Oriente Médio. A filha dos Clintons, Chelsea, estava com o ex-presidente no hospital.

A angioplastia coronária é um procedimento para a abertura de um entupimento de uma artéria do coração usando-se um cateter que possui um pequeno balão na ponta, envolvido pelo stent. O balão e o stent são colocados vazios no local onde há o entupimento. O balão é inflado, desentope a artéria e depois é retirado.