Título: É a cara do cara, afirma Sarney sobre ministra
Autor: Duailibi, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2010, Nacional, p. A4
No momento em que corteja o PMDB para que o partido se alie ao projeto de eleger a ministra Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou investimentos de US$ 20 bilhões no Maranhão, reduto eleitoral da família Sarney, um dos quadros mais influentes entre os peemedebistas.
Lula participou ontem de cerimônia de lançamento da pedra fundamental da refinaria Premium I, da Petrobrás, que pretende ser a maior do Brasil - e a quinta do mundo, segundo o governo. Durante a cerimônia, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, afirmou que pleiteava o projeto desde o seu primeiro mandato em 1995.
"Quando indicamos o ministro Lobão, já tínhamos más intenções de lutar pela refinaria", afirmou Roseana, citando o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, presente no evento. "O bom relacionamento de Lula com Roseana facilitou (a implementação da refinaria). Mas também tiveram questões técnicas", disse o secretário de Fazenda do Maranhão, Cláudio Trinchão.
AFAGOS
Durante o evento, Dilma foi extremamente elogiada pela família Sarney - o presidente quer que o PMDB indique o vice de Dilma, engordando o tempo de TV da petista. Roseana chamou a ministra de "companheirona" e "minha amiga". "A maior trabalhadora do Brasil é a ministra Dilma Rousseff", disse para a plateia de habitantes da pequena Bacabeira, a 60 km de São Luís.
Após elogiar Lula, Dilma parafraseou o presidente norte-americano, Barack Obama, e disse que ele "é o cara". Logo depois, Sarney aproveitou e emendou outro elogio: "Ela é a cara do cara". Lobão também chegou a dizer que "se orgulha de trabalhar lado a lado" de Dilma.
A aproximação de Lula com o PMDB de Roseana causa embaraços para o PT do Maranhão. Parte do partido é contra a união com a família Sarney. Em eleição para a escolha do novo presidente do diretório estadual, a direção nacional do PT atuou explicitamente em favor de Raimundo Monteiro, que defendia a coligação com o PMDB local.
Na noite anterior à cerimônia, o presidente, que também esteve no Maranhão no final do ano passado, jantou com a família Sarney na casa de Roseana. Participaram do encontro a ministra Dilma, o presidente do Senado, José Sarney, e familiares.