Título: FDA discute segurança de remédio para diabetes
Autor: Toledo, Karina
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2010, Vida&, p. A13

A FDA, agência que controla remédios e alimentos nos Estados Unidos, vai convocar um comitê consultivo para avaliar os riscos à saúde da população do medicamento Avandia, receitado contra a diabetes tipo 2. Eles deverão avaliar se a droga pode continuar sendo vendida ou se deve ser retirada do mercado.

O jornal The New York Times teve acesso a estudos realizados por dois especialistas do FDA que recomendam a remoção do Avandia das prateleiras por oferecer mais riscos ao coração que um remédio concorrente. Em memorando de dezembro do ano passado, a diretora de medicamentos da agência, Janet Woodcock, aponta que há, no órgão, "opiniões conflitantes" sobre o Avandia.

De acordo com os relatórios, o remédio fabricado pelo laboratório GlaxoSmithKline (GSK) esteve ligado a 304 mortes por problemas cardíacos no ano passado.

O Senado americano publicou anteontem um informe de 342 páginas dizendo que a GSK deveria ter advertido os pacientes sobre o risco de possíveis ataques cardíacos. O documento também critica a FDA por ter sido omissa em relação a preocupações quanto à segurança do remédio.

Em comunicado, a GSK disse que "rejeita as conclusões sobre a segurança do Avandia". Segundo a companhia, os testes científicos não estabelecem relação entre o Avandia e o aumento do risco de problemas cardíacos.