Título: Juiz Silveira é apontado como íntegro e cauteloso
Autor: Burgarelli, Rodrigo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2010, Metrópole, p. C1

O juiz responsável pelo maior revés político do prefeito Gilberto Kassab (DEM) completou em janeiro 21 anos na magistratura paulista. Aloísio Sérgio Rezende Silveira, de 45 anos, ingressou nos quadros do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) em 2 de janeiro de 1989, apenas dois anos depois de se formar bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Silveira começou como juiz substituto em Santos. Passou a titular em Peruíbe, também na Baixada Santista, seguindo depois para Santa Isabel, no interior do Estado. Em 1992, veio para a comarca da capital como juiz auxiliar. Desde 30 de maio de 2005 é o titular da 16ª Vara Cível da capital.

Em 2008, Silveira se inscreveu para atuar como juiz eleitoral. Preenchia todos os requisitos - nunca ter atuado como juiz eleitoral e ser o mais antigo da lista. O trabalho na 1ª Zona Eleitoral teve início em janeiro de 2009 e se encerra em dezembro deste ano.

Durante seis anos, Silveira foi professor do curso de especialização em Processo Civil da PUC. Nos últimos anos, coordenou a área de Soluções Alternativas de Conflitos na Escola Paulista de Magistratura.

A cassação do prefeito Gilberto Kassab, de sua vice, Alda Marco Antonio, e de 24 vereadores e suplentes - 16 no ano passado e outros 8 nesta semana - é a primeira grande ação do juiz que atua na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Praticamente desconhecido no meio, é considerado íntegro, extremamente cautelosa e responsável.

DESCONHECIDO

Advogados que atuam na área eleitoral dizem não conhecer Silveira. "Não é tão conhecido, é bem provável que seja da classe de juízes, começando a atuar na área eleitoral há pouco tempo", afirmou advogado do setor, que já ocupou o posto no juizado eleitoral paulistano há alguns anos.

"Não há dúvida da seriedade deste homem. Sua decisão está fundamentada. Do ponto de visita do Direito, do mérito, está correta a decisão", comentou outro advogado paulista.

Reservado, Silveira mostra-se gentil no trato com as pessoas. Mesmo sob pressão, como a provocada pelo atual caso de cassações em andamento, o juiz continua cortês e não se excede, tampouco na fala com outros servidores da Justiça Eleitoral, contam pessoas que atuam próximo à 1ª Zona Eleitoral.