Título: Focus: 5ª alta seguida do IPCA
Autor: Veríssimo, Renata ; Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2010, Economia, p. B7
O mercado financeiro elevou sua projeção para a inflação em 2010 pela quinta semana consecutiva. Na pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central, a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 4,80% para 4,86%. Com a alta, o número se afasta cada vez mais do centro da meta para o ano, de 4,50%.
A alta também foi observada em outros indicadores. No Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), a previsão dos economistas subiu de 5,26% para 5,30%. O indicador, que reajusta contratos de aluguel e algumas tarifas públicas, é afetado diretamente pelo comportamento de preços no atacado. Já o IPCA segue o comportamento no varejo. Além de prever preços em alta, o mercado também avalia que o País vai crescer mais. A expectativa é que o PIB cresça 5,50%.
Mesmo com inflação em alta e expectativa de crescimento mais forte da economia, foi mantida a aposta de que o ciclo de alta dos juros para manter a inflação na meta começará em abril. "A convergência do "timing" parece que está cada vez mais resolvida. A questão começará a ser a magnitude do aumento necessário", diz o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, em relatório aos clientes. "Continuamos a acreditar que a magnitude total de aumento será menor do que nas outras vezes. A diferença é que a queda, quando ocorrer, não será tão forte como nas vezes anteriores", diz o Vale, que prevê aumento da Selic até 11,25%.