Título: Em 3 anos, estaremos entre os 20 melhores
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2010, Economia, p. B4

O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, prometeu que dentro de três anos o Brasil estará entre os 20 melhores índices de logística do mundo, ao lado de Estados Unidos, Alemanha, Cingapura, Suíça e Japão. Hoje o País ocupa a 41ª posição no ranking feito pelo Banco Mundial. "Já ganhamos 20 posições em relação ao último estudo. Com os programas que estamos implementando, vamos melhorar a competitividade do Brasil", afirmou o ministro.

Segundo ele, o Programa Nacional de Dragagem (PND) dará uma nova dinâmica aos portos nacionais, permitindo a atracação de navios de grande porte. A crítica de empresas exportadoras e armadores, no entanto, é que o ritmo do plano tem sido muito lento para as necessidades do País. O PND foi lançado em 2007, mas enfrentou uma série de dificuldades na obtenção das licenças ambientais e na licitação das obras. Até agora, poucos serviços foram iniciados.

Para o ministro, todos os problemas estão sendo atacados no tempo requerido. Além das obras, a secretaria promete reduzir o excesso de burocracia que eleva o tempo para a liberação das mercadorias, hoje de 5,7 dias. O objetivo é diminuir para 2,5 dias. "Para isso, vamos iniciar a partir de abril o programa Porto Sem Papel nos portos de Santos, Vitória e Rio de Janeiro." Esse programa vai unificar a demanda de informação. Hoje, a cada atracação de navio, os órgãos responsáveis pelo comércio exterior pedem 935 informações diferentes.

Outro que faz promessas para melhorar a eficiência do sistema portuário é o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, administrador do complexo portuário de Santos. Ele lembra que há um ambicioso plano de expansão do porto, que vai elevar a capacidade dos terminais e melhorar os acessos. Além da dragagem do canal marítimo, a construção da Perimetral e a expansão das linhas férreas vão melhorar o acesso ao Porto de Santos.