Título: Governador é transferido de cela
Autor: Pires, Carol
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2010, Nacional, p. A9
Depois de ser fotografado espiando pela janela, o governador afastado José Roberto Arruda foi transferido da sala onde estava preso na Superintendência da Polícia Federal para um espaço menor, sem banheiro privativo e sem janelas. A informação é do secretário de Comunicação do governo do DF, André Duda.
Segundo ele, a sala onde Arruda está agora tem 12 metros quadrados e é mobiliada apenas com uma cama beliche. O espaço fica localizado no Comando de Operações Táticas (COT), na Superintendência da PF. A sala antiga, de 40 metros quadrados, na Diretoria Técnico Científica, possuía amplas janelas, uma mesa, uma cama de solteiro, sofá e banheiro privativo.
A defesa de Arruda afirmou que a transferência é "absurda" e o novo espaço não condiz com o status de governador, a quem a lei garante uma sala de Estado-Maior em caso de privação de liberdade determinada pela Justiça. Os advogados disseram que vão recorrer para garantir o retorno do governador a uma sala com melhores instalações.
Em nota, a Polícia Federal afirma que a transferência de Arruda "tem como objetivo a retomada da rotina de trabalho da Diretoria Técnico Científica, bem como a racionalização da segurança disposta para a custódia".