Título: Site vai municiar eleitor tucano
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/02/2010, Nacional, p. A12

Página ''Mobiliza'' é tentativa de ''obamizar'' campanha

Na tentativa de "obamizar" a campanha presidencial deste ano, os tucanos lançaram uma página na internet que pretende mobilizar os simpatizantes do partido e ensiná-los a "anular boatos mentirosos". Apontado como legenda de muitos caciques e de pouca militância, o PSDB colocou no ar o Mobiliza, site para municiar eleitores com informações sobre a campanha e articular seguidores por meio de redes de relacionamento.

No final do ano passado, o PT também havia anunciado a reformulação de seu site e a criação de emissora online de rádio e televisão para impulsionar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A discussão sobre a mobilização na internet virou lugar-comum entre os principais partidos que disputarão a eleição de 2010. Todos se inspiram na plataforma online criada pelos estrategistas do presidente norte-americano, Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008.

O Mobiliza é o projeto mais recente na internet - até o começo da campanha o PSDB pretende reformular o seu site e colocar no ar outras páginas com conteúdo mais segmentado. Esses projetos se unem a outros como Rede PSDB, Brasil com S e Gente que Mente, produzidos por integrantes da legenda.

No vídeo de apresentação do novo site, o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou que na página são encontradas "informações importantes para participar da nossa campanha". "No site você vai saber de primeira mão nossas estratégias, projetos e realizações. A mobilização já está no ar, já começou", disse.

Questionado se a iniciativa não se configuraria campanha antecipada, Eduardo Graeff, secretário-geral da Presidência no governo FHC, disse que o partido não pedirá votos, o que seria contra a lei. A ideia agora, disse, é que as iniciativas online agreguem ferramentas de doação de campanha por meio de cartão de crédito, o que já vem sendo desenvolvido por equipes contratadas pelo partido.

A página ensina o internauta a usar ferramentas como o YouTube, Facebook e Orkut, tudo com o objetivo de propagar propostas dos tucanos. Um dos vídeos sobre o projeto Mobiliza fala que o site mostra "como em rede é simples anular um boato mentiroso". Antes mesmo de a campanha ter se iniciado, simpatizantes do PT e do PSDB já ensaiam a disputa na rede.