Título: Censo 2010 do IBGE terá formulário pela internet
Autor: Boghossian, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/02/2010, Vida&, p. A29

Pela primeira vez, os brasileiros que não responderem ao Censo demográfico ou não forem encontrados pelos recenseadores poderão preencher um formulário pela internet para fornecer os dados para a pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressaltou, no entanto, que a nova ferramenta não acaba com as visitas aos domicílios.

"A opção de responder pela internet será usada quando os moradores não estiverem disponíveis, para que possam fornecer as informações com maior comodidade", disse o diretor executivo do IBGE, Sérgio Côrtes. "O recenseador é importante para identificar e cadastrar os domicílios."

A coordenadora operacional do Censo do IBGE, Maria Vilma Garcia, explicou que, caso não seja encontrado ou se recuse a atender o pesquisador, o morador receberá uma carta com um código numérico e terá até dez dias para preencher um formulário no site do instituto. "Fizemos testes e não constatamos diferenças entre as respostas pessoais e pela internet."

O questionário do Censo passou por mudanças para incluir questões que ajudem os governos a desenvolver políticas de investimento. O IBGE vai perguntar aos entrevistados, por exemplo, o tempo de deslocamento de casa ao local de trabalho ou estudo, para identificar deficiências na infraestrutura de trânsito. Outros novos itens são o uso da internet e do telefone celular no domicílio, o idioma falado pelos indígenas e a emigração internacional.

O levantamento começa a ser feito em 1º de agosto e terá a participação de 192 mil recenseadores, que visitarão 58 milhões de domicílios em todos os municípios do País. Os primeiros dados - população por município, sexo e situação doméstica (rural ou urbana) - serão divulgados em dezembro. Os demais resultados serão conhecidos até dezembro de 2011.