Título: Resultado de pesquisa não altera planos de Ciro Gomes
Autor: Samarco, Christiane ; Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/03/2010, Nacional, p. A6
O deputado federal e pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PSB), disse ontem, em João Pessoa, que a última pesquisa do instituto Datafolha, divulgada domingo, "começa a anunciar que a ameaça da volta ao passado está diminuindo". Sem citar nomes, ele se referiu à queda nas intenções de voto registradas pelo governador paulista José Serra, cotado para disputar o Planalto pelo PSDB. Segundo o Datafolha, Serra caiu cinco pontos em relação à pesquisa anterior. A ministra e pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, cresceu cinco pontos. Ciro aparece com 12%. Na pesquisa anterior, tinha 13%.
"Apesar de eu ter a menor estrutura de poder, sou um candidato que frequenta a faixa dos 12% estáveis, o que significa quase 20 milhões de brasileiros dando a este modesto nordestino a oportunidade de participar do debate eleitoral", disse Ciro. Segundo ele, o resultado da pesquisa em nada vai alterar sua candidatura ao Palácio do Planalto. Ciro esteve em João Pessoa para manifestar apoio à pré-candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao governo da Paraíba.
SUPLICY
Em meio à espera do PT por uma decisão de Ciro sobre seu futuro político, o senador Eduardo Suplicy (SP) registrou ontem no diretório regional da sigla sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Suplicy ultrapassou a marca de 2.970 assinaturas de filiados petistas, exigidas pelo comando partidário para apresentar o nome para a corrida estadual.
Dizendo ter obtido 3.530 assinaturas, Suplicy avisou que não descarta disputar a vaga internamente, seja com Ciro ou com o senador Aloizio Mercadante (SP), ambos apontados como possíveis candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. "Estou aberto ao diálogo, mas se acharem melhor realizarmos uma prévia com o senador Mercadante ou mesmo com o deputado Ciro Gomes, por mim não tem problema", disse Suplicy. COLABOROU CLARISSA OLIVEIRA