Título: Falta de alunos atrasa início das aulas no RS
Autor: Alvarez, Luciana
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/03/2010, Vida&, p. A17

O curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)tem 98 anos. Mas, este ano, 111 das 136 vagas oferecidas ainda estão sem alunos. Apenas 25 foram preenchidas, o que representa pouco mais de 18% da oferta. Por causa do baixo número de matrículas até agora, a direção da faculdade decidiu adiar para o dia 22 deste mês o início das aulas, inicialmente previsto para amanhã.

Aparentemente não faltavam interessados nas duas primeiras etapas de inscrição online do Sisu. O problema foi que a maioria dos inscritos simplesmente não apareceu para efetivar a matrícula. A Ufpel deixou neste ano 100% de suas vagas para serem preenchidas pelo sistema unificado federal, por meio da nota do Enem.

Até o ano passado, o ingresso no curso de Direito - assim como nos demais da universidade - era feito por meio de um vestibular local. A procura costumava ficar em torno de 8 candidatos por vaga e todas eram preenchidas. Internamente, alguns diretores defendiam que a Ufpel não adotasse o Sisu para 100% das vagas, mas foram voto vencido no conselho universitário.

No total, a Ufpel tem 1.916 vagas remanescentes para a terceira etapa do Sisu, o que a coloca em segunda posição no ranking das instituições com mais vagas disponíveis. Atrás de Direito, o bacharelado em Agronomia tem 99 vagas em aberto.

Funcionários da faculdade, que pediram para não ser identificados, temem que nem todas as vagas sejam preenchidas, mesmo com a lista de espera. Outro receio é o aumento da evasão nos próximos semestres. "Um aluno da Bahia me falou no dia da matrícula que vem como teste. Se não se acostumar, vai embora." L.A.