Título: Nunca afastei a possibilidade de vir a ser candidato
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2010, Nacional, p. A4

Em meio a rumores de que poderá desistir da candidatura presidencial, o governador José Serra reforçou ontem que há chances sim de se lançar na corrida ao Planalto. "Eu quero dizer o seguinte: nunca afastei a possibilidade de vir a ser candidato."

É uma resposta aos adversários que têm espalhado a tese de que ele estaria pensando em recuar da disputa após o crescimento da ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, nas pesquisas.

A declaração foi feita de forma espontânea em uma entrevista em São Paulo. Indagado sobre as negociações para que o governador de Minas, Aécio Neves, seja o vice da chapa tucana, Serra desconversou ? "não é um assunto que está sendo debatido" ? e fez a afirmação. Repetiu duas vezes. "Existe a possibilidade de seu ser candidato? Existe sim e ela não foi afastada."

Desde a divulgação da última pesquisa Datafolha, no domingo, petistas têm feito declarações públicas que põem em dúvida a possibilidade de o governador sair candidato a presidente. No levantamento, Dilma aparece apenas 4 pontos porcentuais atrás de Serra. O tucano tem 32% e a petista, 28% das intenções de voto. A vantagem do tucano já foi de 14 pontos.

A aproximação, nos discursos petistas, estariam fazendo Serra cogitar a possibilidade de tentar a reeleição em São Paulo. Diante da ofensiva do adversário, no início da semana, foram as lideranças do PSDB que rebateram as afirmações e, apesar de Serra não ter anunciado oficialmente sua candidatura presidencial, defenderam não haver dúvidas no partido de que ele disputará a eleição nacional neste ano.