Título: Polícia iraniana some com cineasta
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2010, Internacional, p. A18
Filho do diretor Jafar Pahani diz não ter notícia sobre paradeiro do pai
O paradeiro do renomado diretor iraniano de cinema Jafar Panahi é desconhecido, disse ontem um dos filhos do artista. Pahani foi levado, com sua mulher e filha, por forças de segurança na segunda-feira à noite e, desde então, não há informações sobre ele.
Premiado internacionalmente, o cineasta abordava em seus filmes temas sociais da República Islâmica, entre eles a questão das mulheres. Ele apoiara o candidato oposicionista Mir Houssein Mousavi na eleição presidencial de junho, vencidas pelo ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad. Acusações de fraude na votação mergulharam o Irã nos piores distúrbios desde 1979.
"Estou muito preocupado com minha família", declarou Panah, filho de Pahani, ao site Kaleme, ligado à oposição iraniana. "Não tenho nenhuma informação sobre a localização ou situação deles."
Ainda segundo o site oposicionista, pelo menos 15 pessoas que estavam na casa do artista também foram levadas pelas forças de segurança. O procurador Abbas Jafari Dolatabadi confirmou a prisão de Pahani, mas disse que a detenção não teve "motivação política". O filho do diretor desmentiu a informação de que Pahani estivesse rodando um filme sem a permissão do governo sobre a onda de protestos iniciada em junho. "Meu pai tinha autorização e nunca gravou nada sobre os recentes eventos", afirmou.