Título: Pará antecipa vacinação contra gripe suína em oito municípios
Autor: Mendes, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2010, Vida&, p. A24

Medida foi adotada após Estado confirmar 30 casos e registrar 8 mortes

O governo do Pará resolveu antecipar a vacinação contra a gripe suína em oito municípios por causa do aumento do número de casos da doença. A imunização no Estado começou ontem.

A capital decidiu manter o calendário nacional. O Ministério da Saúde iniciará a primeira fase da vacinação contra o H1N1 na segunda-feira, atendendo trabalhadores de saúde e indígenas. A partir do dia 22, serão imunizados doentes crônicos, crianças de 6 meses a 2 anos e grávidas (mais informações nesta página).

Os postos de vacinação estão localizados em Ananindeua, Benevides, Bragança, Cametá, Castanhal, Marituba, Parauapebas e São Domingos do Capim. A previsão é imunizar nessas cidades 62.116 pessoas até o próximo dia 13 - destes, 21.873 são trabalhadores de saúde.

Os números da doença no Pará indicam que entre 2 de janeiro e 26 de fevereiro foram notificados 101 casos, sendo 30 confirmados. Oito pessoas morreram. Entre os contaminados está um bebê de 6 meses da aldeia Trocará, em Tucuruí, no sudeste do Estado.

A criança, internada no isolamento do hospital Barros Barreto, não corre risco de morte, segundo os médicos. No total, nove pessoas estão internadas com suspeita da doença - duas delas são crianças.

A Secretaria de Saúde Pública informou que a imunização foi antecipada em cinco dias porque os municípios escolhidos já apresentaram casos confirmados da doença.

"Antecipamos a vacinação para assegurar que médicos, enfermeiros e demais profissionais estejam protegidos contra o H1N1", explicou a coordenadora de vigilância da secretaria, Ana Helfer.

A meta do Estado é vacinar 3,5 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Para os demais municípios e grupos, a campanha seguirá normalmente e será aberta para a população na segunda-feira.

PANDEMIA

Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) resolveu manter o alerta de pandemia para a gripe suína por considerar que nem todas as regiões do mundo atingiram um pico de transmissão do vírus H1N1. A pandemia é declarada quando uma doença ultrapassa fronteiras e se espalha para diversos países.

A OMS também vem incentivando a vacinação para tentar conter o avanço da doença.

O CALENDÁRIO NO PAÍS

Primeira fase (8 a 19 de março): Serão vacinados profissionais de saúde e os envolvidos no combate à epidemia, além de indígenas

Segunda fase (22 de março a 2 de abril: Serão imunizados crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos (obesos mórbidos, pessoas com doenças respiratórias, hepáticas, renais e cardíacas, além de diabéticos e imunodeprimidos). As grávidas também serão vacinadas nessa fase, mas o prazo é maior - até 21 de maio

Terceira fase (5 a 23 de abril): Jovens entre 20 e 29 anos

Quarta fase (24 de abril a 7 de maio): Idosos com mais de 60 anos que tenham doenças crônicas

Quinta fase (10 a 21 de maio): Adultos entre 30 e 39 anos