Título: Voos entre Chile e Brasil começam a se normalizar
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2010, Internacional, p. A16

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, foi liberado ontem para funcionamento em regime especial e os voos entre o Chile e o Brasil começaram a se normalizar. Um voo da TAM estavam previsto para decolar às 21 horas de ontem de Santiago. No mesmo horário, uma aeronave da Gol deveria partir de São Paulo com destino à capital chilena.

As duas companhias devem operar hoje quatro voos entre os dois países (três da TAM e um da Gol). E a companhia aérea LAN, que ontem reiniciou as operações do aeroporto de Santiago com um voo local com destino a Puerto Montt, informou que hoje fará um total de seis voos entre o Chile e o Brasil (chegando e partindo de São Paulo e Rio).

A prioridade no embarque será estabelecida de acordo com a data original do bilhete aéreo. Aqueles que estiverem com crianças também poderão embarcar antes. As três companhias garantem a remarcação de passagens ou cancelamento para quem comprou bilhetes de ou para Santiago entre 27 de fevereiro e 7 de março. TAM e LAN estabeleceram para isso o prazo de 30 de março. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) informou que, em desastres naturais que impeçam o cumprimento do contrato, a companhia não é responsabilizada. E a garantia de conforto para os passageiros é tomada apenas com base na ética e na solidariedade aos clientes.