Título: Após 12 anos, Europa aprova batata e milho transgênicos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2010, Vida&, p. A22

A União Europeia aprovou ontem, pela primeira vez em 12 anos, o plantio de espécies transgênicas no continente. O produto aprovado foi uma batata geneticamente modificada da empresa alemã Basf. A decisão atende solicitações americanas por um mercado mais aberto na Europa.

A variedade aprovada, batizada de Amflor, será usada para produção de amido industrial para a fabricação de papel, adesivos e têxteis. O produto sofre objeções de grupos ambientalistas. A decisão sinaliza maior desejo das autoridades europeias de retirar obstáculos que companhias de biotecnologia enfrentavam para expandir o mercado global de culturas transgênicas, que movimenta quase R$ 19 bilhões.

Também foram aprovadas três variedades de milho da americana Monsanto que serão usadas para produção de alimentos. Em 2004, a União Europeia aprovou a importação de alimentos transgênicos depois de seis anos de proibição. Mas ainda não permitia o cultivo.

O presidente de Portugal e da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tenta vencer a resistência de mais da metade dos 27 países que pertencem ao grupo. Pesquisas mostram oposição de consumidores europeus que temem riscos, como o aumento da resistência de bactérias a antibióticos ou o surgimento de ervas daninhas imunes a herbicidas. A União Europeia pretende votar no meio do ano uma proposta para que cada país seja responsável pela autorização de cultivos transgênicos em suas fronteiras. COMENTÁRIOS