Título: Tucano desvia rota para café em padaria
Autor: Duailibi, Julia ; Mascarenhas, André
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2010, Nacional, p. A8

Após participar de inauguração em Tremembé, Serra seguiu para Taubaté

A menos de 25 dias para deixar o governo paulista e com uma agendaextensa de obras por inaugurar, o governador e virtual candidato doPSDB à Presidência, José Serra, entregou ontem a segunda maior estaçãode tratamento de esgoto da sua gestão e encerrou sua visita ao interiordo Estado com um café numa das padarias mais tradicionais de Taubaté.

Emum ritual típico de candidato, Serra, ao deixar a inauguração deTremembé percorreu de carro cerca de 20 quilômetros até a cidadevizinha para tomar um chocolate quente, tirar fotos e puxar conversascom moradores e funcionários. "Ele me pediu para levá-lo a uma padariagostosa e tradicional perto daqui", disse o prefeito de Taubaté,Roberto Peixoto (PMDB), que o acompanhou durante toda a visita.

Aoinaugurar a 41ª estação de tratamento de esgoto de seu governo - aunidade só perde em tamanho para a de Santos, na Baixada Santista -Serra destacou os investimentos do Estado no setor de saneamento. "Nósduplicamos na nossa gestão os investimentos da Sabesp, sem contaroutros investimentos em saneamento", discursou o tucano. A área é umdos pilares do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma dasvitrines de campanha da pré-candidata do PT à Presidência da República,ministra Dilma Rousseff.

Em quatro anos serão aplicados R$ 6,8bilhões, segundo Serra. Com a entrega de ontem, o governo prometecoletar e tratar 100% do esgoto da população das duas cidades. Hojeesse índice é de 2%.

UNIÃO

A secretária estadual deSaneamento e Energia, Dilma Pena, fez questão de informar ao públicopresente ao evento, em sua maioria funcionários da Sabesp, o tamanho daparticipação do governo federal nos investimentos em saneamento noEstado. "São apenas 3% de recursos do Orçamento Geral da União."

Ogovernador fez questão de divulgar que a estação que inaugurava haviasido premiada pela Agência Nacional de Águas como o melhor projeto desaneamento do Brasil. "Foi o melhor entre projetos de todos os Estadosdo País, bancados ou não pelo governo federal. Estou muito orgulhoso."

Emtom de elogio à sua equipe, Serra disse que investe em saneamento, nãoporque dá visibilidade política, mas por compromisso com a população."Saneamento é uma obra invisível, não é por coincidência que ospolíticos no Brasil nunca tiveram paixão por obra de saneamento."

Desdemuito jovem na política, Serra brincou ontem sobre quando pretende seaposentar. "A capacidade instalada dessa estação dura até 2025. Temosesperança de estar bem até lá. Não pedindo voto nessa época,evidentemente", comentou ao fazer uma referência à sua idade naocasião, quando terá 83 anos.