Título: OMC pede que G-20 evite ampliar protecionismo
Autor: Marin, Denise Chrispim ; Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2010, Economia, p. B4

O G-20, grupo de países ricos e emergentes, tem sido bem-sucedido emcontrolar pressões protecionistas nos últimos meses, mas ainda precisaficar vigilante, disse a Organização Mundial do Comércio (OMC) ontem.

Algunspaíses do G-20, em contradição com suas promessas feitas nos encontrosde Londres e Pittsburgh no último ano, implementaram novas medidas pararestringir o comércio, mas seu alcance tem sido limitado e o grupocontinua evitando um aumento do protecionismo, disse a entidade emrelatório, cuja cópia foi obtida pela "Reuters".

O documentopede aos líderes do G-20 que reforcem a recuperação da crise,reafirmando seu comprometimento em abrir mercados e tornando real seuspedidos para uma conclusão da rodada de Doha. "Os números quedivulgamos hoje (ontem) mostram que os governos do G20 têm, em geral,conseguido conter o protecionismo. Está claro que para termos umarecuperação econômica sustentável, temos que manter os mercadosabertos", disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, à "Reuters".

Amaior parte dos países do G-20 está conseguindo lidar com o processopolítico de manter as pressões do protecionismo sob controle,acrescentou o relatório.

IMPACTO

O relatórioestima que as novas medidas de restrições de importação tomadas pelosgovernos do G-20 entre setembro e meados de fevereiro afetaram cerca de0,7 % das importações do grupo, ou 0,4 % das importações totais domundo.

Este resultado é praticamente metade do impacto dasmedidas de restrições do grupo entre outubro de 2008 e outubro de2009.REUTERS