Título: IGP-DI tem maior alta em 19 meses
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2010, Economia, p. B7

Alta de 1,09% em fevereiro ameaça meta de inflação

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) levantou umsinal de alerta para a inflação em 2010. O indicador subiu 1,09% emfevereiro, o maior resultado em 19 meses e o mais forte para um mês defevereiro em sete anos. Mas, a grande preocupação veio dos preços aoconsumidor: o núcleo da inflação do varejo subiu 0,41% no mês passado.

"Cadavez temos mais argumentos de que a trajetória da inflação está mudando.O núcleo avança cada vez mais rápido. Na prática, mostra que temos maisprodutos em alta no varejo", disse Salomão Quadros coordenador deAnálises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas, que calcula o índice.Embora tenha recuado em relação a janeiro (0,47%), o núcleo do varejoapresentou o pior resultado para um mês de fevereiro dos últimos seisanos.

O IGP-DI é usado como indexador das dívidas dos Estadosjunto à União, que somam cerca de R$ 320 bilhões. São Paulo, Rio deJaneiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul representam quase 90% destetotal. Já o núcleo da inflação mede a variação dos preços do varejo,excluindo as mais expressivas quedas e altas. É usado para avaliartendências futuras na inflação junto ao consumidor.

ParaQuadros, a conjuntura de preços em alta "é o preço a se pagar pelarecuperação da economia". Ele explicou que, com a retomada econômica,as demandas doméstica e internacional foram fortalecidas. Isso criou umcenário em que a procura por produtos é maior do que a oferta, levandoa aumentos de preços em vários setores.

Para ele, aceleraçõesno núcleo são preocupantes para o governo, que fixou o centro da metainflacionária em 4,5%. O núcleo mostra uma inflação resistente novarejo, não relacionada a reajustes pontuais de preços. "A meta de 4,5%está cada vez mais ameaçada", disse Quadros, não descartando aumento nataxa básica de juros na próxima reunião do Copom.