Título: Em Minas, petistas insistem em candidatura propria
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2010, Nacional, p. A4

Em reunião da Executiva Estadual na quinta-feira, o PT reafirmou a intenção de lançar candidato próprio ao governo de Minas e antecipou o prazo de inscrições para os candidatos à vaga ? será de 22 de março a 5 de abril. Diante do fortalecimento da pré-candidatura do ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), o PT mineiro procura agora ganhar tempo e tentar recuperar terreno na disputa pela indicação do candidato da base aliada no Estado.

A direção regional aprovou por consenso a criação de uma comissão para buscar um acordo entre o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, ambos pré-candidatos petistas.

No documento, a direção fala em determinação de lançar um nome próprio em "oposição ao projeto neoliberal" expresso pela candidatura do vice-governador Antônio Anastasia (PSDB). "Tal determinação não expressa qualquer tipo de restrição a possíveis candidatos filiados a legendas aliadas ou qualquer pretensão do PT de ser hegemônico." Segundo o texto, porém, Patrus e Pimentel têm mais capacidade de crescer na campanha.