Título: Não critico nem que a vaca tussa, diz Dilma
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2010, Internacional, p. A12

Ex-presa política na ditadura militar brasileira, a ministra-chefe daCasa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem em Araçatuba (SP) que não faránenhuma crítica às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,que comparou os presos de Cuba com os criminosos presos nas cadeiasbrasileiras.

"Vocês não vão conseguir me tirar aqui umacrítica ao presidente Lula, nem que a vaca tussa", afirmou a ministra,ao ser questionada pelo "Estado" sobre sua situação de ex-presapolítica.

"Compartilho da posição do presidente Lula não sósobre Cuba, mas sobre toda a política externa", afirmou Dilma. "Nãosomos submissos e não estamos com um pires na mão pedindo US$ 14bilhões de empréstimo ao FMI (Fundo Monetário Internacional), masestamos emprestando", provocou a petista.

Antes, a ministra, queparticipava de uma coletiva com jornalistas, tentou por três vezescontornar o assunto. Primeiro, disse que é favorável à política externaadotada pelo governo brasileiro, depois comentou a posição brasileiraquanto à crise do gás envolvendo o governo de Evo Morales.

Indagada,então, sobre sua condição de ex-detenta e se ela sabia que se tratavade presos políticos cubanos, a ministra disse: "Acho que são presos, sesão presos maus ou bons, eu acho que são presos."