Título: Polêmica constrange políticos de esquerda
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2010, Internacional, p. A12

Fala de Lula incomoda congressistas que lutaram contra regime militar

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os presospolíticos cubanos irritou parlamentares e constrangeu até a base aliadado governo no Congresso. "Ele atuou contra os interesses do Brasil e emfavor da ditadura cubana", criticou o deputado Fernando Gabeira(PV-RJ), ex-guerrilheiro de esquerda expulso do País nos anos dechumbo. Com ar de incredulidade, o deputado José Genoíno (PT-SP), presopolítico e ex-guerrilheiro, disse que não entraria no mérito dadeclaração por não ter entendido o contexto, mas mostrou posição opostaem relação ao caso: "O que posso dizer é que, por princípio, sou contraprisões por razões políticas", disse.

Militante da esquerda edefensor da revolução cubana, o deputado Chico Alencar (PSol-RJ) tambémtem reservas à declaração de Lula. "Ele perdeu a chance de jogar luzsobre a situação dessas pessoas e até de negociar uma eventual troca depresos com os EUA", observou.

Gabeira também reconheceu odireito de Lula de ser contra greves de fome, mas não entende sua"miopia" em relação à situação política de Cuba. "Ele confundeprisioneiro de consciência com bandido, luta pacífica pela democraciacom assalto à mão armada", afirmou. "Isso abre uma perspectiva deinsegurança para a oposição no Brasil. Nossas condições não permitemprisões desse gênero, mas se elas são justificadas, nada garante que,no futuro, os opositores sejam mandados para a cadeia", enfatizou.