Título: Ipea prevê falta de mão de obra em quatro setores
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2010, Economia, p. B6

Empresas terão dificuldade em preencher 320 mil vagas, diz instituto

Quatro setores da atividade econômica, como comércio e construçãocivil, deverão ter dificuldades para encontrar mão de obra qualificadapara preencher mais de 320 mil postos de trabalho este ano em todo oPaís. A estimativa é de um estudo divulgado ontem pelo Instituto dePesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Aescassez desse tipo de profissional deverá provocar déficit de 187,5mil trabalhadores nos setores de comércio e de serviços de reparação,enquanto no de educação, saúde e serviços sociais faltarão 50 miltrabalhadores.

Nos hotéis e restaurantes (alojamento ealimentação) e na construção civil, o problema será um pouco menor, comdéficit estimado de, respectivamente, 45 mil e 38 mil profissionais.

Segundoo Ipea, a maior dificuldade deverá se concentrar em Estados das RegiõesSul e Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. A indústriadeve ter um excedente de 145 mil trabalhadores qualificados no País,seguida pelo setor agrícola (122 mil).

Apesar da escassezlocalizada em alguns segmentos e Estados, deverá sobrar mão de obraespecializada e com experiência no País como um todo. Segundo o Ipea,deverá haver excedente de 653 mil trabalhadores qualificados eexperientes que não encontrarão emprego.

"A mão de obra nãoserá um constrangimento para o crescimento do País este ano, embora emalguns setores e Estados vamos ter problemas", afirmou o presidente doIpea, Márcio Pochmann.

A escassez de mão de obra qualificada éconsiderada um "problema bom" por Pochmann. "Isso não acontece desde omilagre econômico dos anos 1970", lembra. O desafio para o setorpúblico e privado, diz, é antecipar as mudanças no perfil do mercado detrabalho a fim de "casar oferta e demanda de mão de obra no tempo elugares certos".

"O Brasil precisa rever o seu sistema publicode emprego, permitindo que aqueles que disputam o mercado de trabalhotenham melhores condições de ocupar os postos existentes", disse oeconomista. De acordo com o Ipea, o Brasil deverá abrir 2 milhões depostos de trabalho este ano, na esteira de um crescimento de 5,5%previsto para a economia no período.