Título: Células são usadas para tratar 70 tipos de doença
Autor: Leite, Fabiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2010, Vida, p. A16

As células-tronco de sangue decordão umbilical começaram a ser usadas há 20 anos, em um transplantede medula óssea para tratar um tipo grave de anemia. Atualmente, elaspodem ser utilizadas em transplante contra outros 70 tipos de doença ?a maioria delas relacionadas ao sangue.

Antes de a técnica surgir no País, doentes que precisavam desse tipode transplante tinham apenas duas alternativas: buscar um doador naprópria família ou nos bancos de doadores vivos de medula óssea.

Em 40% dos casos, porém, os pacientes não encontravam opção de doadores.

Uma vantagem do sangue de cordão é não ser necessária a compatibilidade total entre o doador e o receptor.

Início. Os bancos públicos e privados de sangue de cordão surgiramnos anos seguintes ao primeiro transplante. Nos privados, ocongelamento é pago e voltado para atender só a criança doadora. Ospúblicos são gratuitos e visam a garantir um número de coletasrepresentativo da diversidade da população, de modo que possam atendero maior número possível de pacientes.

No Brasil, em 2004, a Anvisa criou regras para ambos. Atualmente há6 bancos públicos ? o último inaugurado na semana passada, no HospitalSírio-Libanês ? e 16 privados, os primeiros com 8 mil amostras eoutros, com 25 mil. / F.L.