Título: Emprego é recorde para o mês de fevereiro
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2010, Economia, p. B10

As contratações superaram em 209.425 as vagas que foram fechadas no período

Comentários EmailImprimirTwitterFacebookDeliciousDiggNewsvineLinkedInLiveRedditTexto - +/BRASÍLIA - O Estadao de S.Paulo O Brasil bateu novo recorde de geração de empregos com carteira assinada em fevereiro. As contratações superaram em 209.425 as vagas fechadas no período. O resultado é o melhor para meses de fevereiro na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O recorde anterior foi em fevereiro de 2008, quando foram abertas 204.963 vagas.

Os dados deixaram o ministro Carlos Lupi otimista. "Tenho certeza que este mês também será o melhor março da história do Caged", afirmou.

Para isso, o resultado do Caged terá de superar o saldo recorde de empregos de 207 mil, registrado em março de 2008. A meta do governo é abrir 2 milhões de novos postos de trabalho formais este ano.

No primeiro bimestre foram criadas 390.844 vagas, também o melhor resultado da história para o período.

Por causa dos efeitos da crise mundial, em janeiro e fevereiro do ano passado foram fechadas 92.569 vagas.

Indústria. A expansão ocorreu em todos os setores da economia e em todas as regiões do País. Os setores de serviços, indústria da transformação e construção civil lideraram as contratações e bateram recordes para o mês.

A abertura de vagas no setor de serviços superou em 85,6 mil o número de demissões.

Na indústria de transformação, as novas vagas somaram 63 mil e, na construção civil, 34,7 mil.

Dos 12 ramos pesquisados da indústria, 7 tiveram desempenho recorde no mês passado: metalurgia, calçados, têxtil, química, material de transporte, madeira e mobiliário e minerais não-metálicos.

"Há uma recuperação em cadeia de todos os setores industriais, o que é muito positivo. Como são os setores que pagam melhor, isso me faz prever o melhor 2010 em ganho real de salário para o trabalhador."

Serviços. Lupi diz que o resultado do setor de serviços foi influenciado pelas férias e pelo carnaval, que aumentou a ocupação em hotéis e restaurantes.

O Nordeste teve este ano o primeiro resultado positivo do Caged em meses de fevereiro.

Nesta época do ano, há demissões na região por causa da entressafra da cana-de-açúcar. A Bahia puxou a abertura de novas vagas.

O ministro afirma que o aumento nas contratações com carteira assinada na construção civil reflete o início das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Além do Nordeste, também tiveram saldos recordes de emprego em fevereiro as Regiões Sul (49,5 mil) e Norte (11,1 mil).

Mais populosa, a Região Sudeste liderou a geração de empregos, com 120,5 mil novas vagas, o terceiro maior saldo para o período. São Paulo teve um saldo líquido de 80,7 mil novos empregos.