Título: Começa etapa de vacinação para gestantes
Autor: Toledo, Karina
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/03/2010, Vida, p. A29

A partir de segunda-feira, pessoas com doença crônica também receberão a dose

Começadepois de amanhã a segunda etapa da vacinação contra a gripe suína, quevisa à imunização de gestantes, crianças entre 6 e 23 meses eportadores de doenças crônicas com menos de 60 anos.

As gestantes poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio. Já avacinação para crianças e portadores de doenças crônicas terminará em 2de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses - asegunda será aplicada 30 dias após a primeira.

No Estado de São Paulo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) -cerca de 3,8 mil postos - vão aplicar a vacina. O horário defuncionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.Na capital, a rede de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abrirátambém aos sábados e feriados, das 7 horas às 19 horas, para a campanha.

No Rio, a vacinação nos dias úteis será feita das 8 horas às 17horas. Aos sábados, os postos ficarão abertos até as 13 horas. "Essacampanha também tem como público-alvo o adulto jovem. Então, vamosabrir aos sábados para dar oportunidade a quem trabalha e não podecomparecer às unidades nos dias de semana", explicou a coordenadora deImunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Lemos.

Estratégias. Em São Paulo, a estratégia vai variar em cada etapa dacampanha, explica Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretariade Estado da Saúde. "Nesta segunda etapa, por exemplo, as gestantes eos doentes crônicos poderão se vacinar também nos hospitais ondenormalmente são atendidos. Já na terceira etapa, que abrangerá adultosde 20 a 29 anos, faremos parcerias com empresas e universidades, comofoi feito na campanha de vacinação contra rubéola", diz Helena.

A quarta etapa, para idosos portadores de doenças crônicas, ocorreráem paralelo à vacinação contra a gripe sazonal. E, na última, paraadultos entre 30 e 39 anos, será feita parceria com as empresas,segundo Helena.

A expectativa da secretaria é que sejam imunizados na segunda etapacerca de 3,68 milhões de pessoas no Estado - 1 milhão só na capital."Não será exigido atestado médico para obter a vacina, mas recomendamosàs gestantes que levem o cartão de pré-natal e aos portadores dedoenças crônicas, uma receita do medicamento que tomam para o problema.No caso das crianças, os pais devem levar a carteirinha de vacinação",afirma Helena.

Boatos. Apesar dos boatos que circulam pela internet, especialistasouvidos pela reportagem afirmam que vacina é segura e só hácontraindicação para pessoas que têm alergia a ovo (mais informações napágina A30). "Os riscos de complicação da gripe suína são muito maioresdo que os riscos de uma reação adversa grave da vacina", afirma ainfectologista Nancy Bellei, da Unifesp.