Título: DEM quer Kátia Abreu se Aécio ficar fora
Autor: Rabello, João Bosco
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2010, Nacional, p. A14

Convencidode que Aécio Neves não blefa quando afirma que concorrerá ao Senado, oDEM vai cobrar a José Serra a vaga de vice na chapa do PSDB àPresidência.

A candidata do partido é a senadora Kátia Abreu (TO), que deixará apresidência da Confederação Nacional da Agricultura no dia 3 de junho,prazo limite para a sua desincompatibilização como dirigente patronal.

Oficialmente a senadora sai para concorrer ao governo do Tocantins,mas o partido a preserva para voo mais alto: se mesmo sem Aécio, o PSDBnegar a vice ao DEM, o partido a lança candidata à Presidência já em2010. O pano de fundo da operação é a sobrevivência da legenda, quesofre uma desidratação eleitoral acelerada desde que virou oposição.

Nos cálculos do DEM a senadora pode alcançar um porcentual de 15%numa campanha nacional, acima de Ciro Gomes e Marina Silva. A contalocaliza no interior do País 60% do eleitorado brasileiro e, desseporcentual, 80% são ligados direta ou indiretamente ao agronegócio. Ocarisma de Kátia Abreu junto a esse público seria indiscutível e, porisso, o partido defende a aliança, que só muda se Aécio voltar atrás eaceitar a vice de Serra.

Com mais quatro anos de mandato, a pior hipótese não existe para asenadora. Se vice de Serra, bem; se candidata solo, faz um recall paraa campanha de 2014. De qualquer forma, dá sobrevida ao DEM, que sonhacom a incorporação ao PSDB numa eventual vitória de Serra.