Título: Para o BC, dívida bruta cai a 62,9% do PIB este ano
Autor: Simão, Edna
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2010, Economia, p. B3

O Banco Central (BC) prevê que a dívida bruta do governo voltará a cair este ano. Após o aumento, em 2009, causado pelos gastos para amenizar os efeitos da crise, a retomada do crescimento econômico deve garantir a melhora do indicador de sustentabilidade das contas públicas.

Em estudo, a instituição prevê que a dívida bruta cairá de 62,9% do PIB em 2009 para 62,5% no fim deste ano. Se confirmada a previsão, o Brasil será o único país, entre os 12 pesquisados pelo BC, que terá apresentar melhora nesse indicador.

A previsão, publicada no Relatório Trimestral de Inflação, vai na direção oposta à do mercado. Alguns analistas chegaram a prever que a dívida poderia, em alguns anos, atingir 70% do PIB.

Mas, para o BC, a dívida volta a cair porque a economia vai crescer 5,8% este ano. Com a atividade aquecida, parte dos benefícios fiscais e monetários concedidos durante a crise acabará e, ao mesmo tempo, crescerá a arrecadação de impostos. Isso melhora permite economizar para pagar juros e abater parte da dívida. A previsão do BC leva em conta o cumprimento da meta de superávit primário (3,3% do PIB) e a projeção de mercado para juro, câmbio e inflação. / FERNANDO NAKAGAWA