Título: EUA jogam fora 75 milhões de doses com validade expirada
Autor: Alvarez, Luciana ; Tomé, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2010, Vida, p. A16

Segundo a agência de saúde do país, 91 milhões de americanos foram imunizados durante a campanha de vacinação

Aproximadamente 75,1 milhões de doses de vacinas contra a gripe suína compradas pelo governo dos Estados Unidos estão com os prazos de validade prestes a expirar. Como não há previsão de que sejam aproveitadas nas próximas semanas, elas terão de ser jogadas no lixo.

Segundo estimativas da agência de saúde do país, 91 milhões de americanos tomaram a vacina, o que deixou 138 milhões de doses estocadas por falta de procura. Menos da metade dessa sobra terá condições de ser guardada ou doada a países pobres.

Apesar do desperdício, o governo americano e organizações internacionais de saúde consideraram a campanha de vacinação bem-sucedida, pois evitou uma epidemia nos EUA. Mas muitos críticos os acusam de terem exagerado nos riscos da gripe para aumentar as vendas dos laboratórios que fabricam vacina e remédios para a doença.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está revisando seus relatórios para investigar essas acusações. O Conselho do Parlamento Europeu também está apurando se houve exageros propositais.

Segundo o centro de controle de doenças dos EUA, 60 milhões de americanos contraíram a gripe suína e 12 mil morreram por complicações da doença.

Desperdício

138 milhões de doses foram estocadas por falta de procura e menos da metade poderá ser utilizada