Título: Descanso no RS durante a Semana Santa
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2010, O País, p. 10

PT prepara lista de compromissos para o período de abril a julho

BRASÍLIA.Quarta-feira, Lula se despedirá dos ministros que concorrerão àseleições e dará posse aos novos. Dilma Rousseff deverá fazer o discursode despedida em nome dos colegas que deixarão o governo.

NaSemana Santa, Dilma deverá descansar no Rio Grande do Sul, onde mora afilha Paula, grávida de seu primeiro neto, antes de começar apré-campanha. O comando do PT está fechando uma agenda de compromissospara o período entre abril e julho, quando começa oficialmente acampanha eleitoral. Dilma deve priorizar palestras e encontros fechadoscom entidades de classe, tanto de trabalhadores como de empresários.

OPT montou uma estrutura milionária para a pré-campanha, com pagamentode salário de R$ 17.800 para Dilma, aluguel de casa no Lago Sul, áreanobre de Brasília, no valor de R$ 12 mil mensais, e contratação deassessores.

Também deverá alugar jatinhos, para que ela percorrao país, e um andar de um hotel em Brasília, onde funcionará oescritório da pré-campanha.

Dilma deixará o governo 87 mesesapós ter chegado à Esplanada dos Ministérios com a fama de durona eeficiente gestora, para comandar a pasta de Minas e Energia, quando nemera do grupo mais próximo do presidente.

Comandou com mãos deferro e com desavenças internas e contrariedade provocadas por seuestilo considerado arrogante a definição do novo modelo do setorenergético.

Dilma costumava gritar com outros ministros e assessores Ganhoupontos com Lula e, em junho de 2005, no auge da crise do mensalão, foia ela que Lula recorreu para substituir José Dirceu acusado decomandar o esquema na Casa Civil.

A fama de enérgica seespalhou pelo governo. Dilma costumava gritar com outros ministros eassessores, mas não com o presidente ou o vice José Alencar.

Foi alçada à condição de presidenciável do PT, numa escolha pessoal de Lula.

Noinício de 2008, a ministra se viu no centro do escândalo do cartãocorporativo. Vazaram da Casa Civil dados do governo Fernando HenriqueCardoso relativos ao uso do cartão, incluindo gastos daex-primeira-dama Ruth Cardoso. A ordem para fazer o dossiê que Dilmainsistia em chamar de banco de dados teria partido de sua principalauxiliar, a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, queassumirá o comando da pasta, a partir de quarta-feira.

Em abril do ano passado, quando a candidatura de Dilma ganhava força no PT, exame de rotina detectou um câncer linfático.

Aministra se submeteu a tratamento de quimioterapia e radioterapia,perdeu cabelo, usou peruca e recebeu alta médica no dia 28 de setembro.